Fuso Horário e Horário de Verão – Não Perca Seu Voo!


O mais importante a saber é que os horários dos voos são sempre de acordo com o horário local de cada cidade. Por exemplo: se o voo sai de São Paulo às 13h00 e chega em Campo Grande às 13h45, o horário de saída é referente ao horário local de São Paulo, e o horário de chegada é referente ao horário local de Campo Grande. DICA: Lembre sempre de ajustar seu relógio em cada local!

Para não errar, siga sempre a orientação da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR): “os passageiros devem sempre se basear pelos horários do seu cartão de embarque. Ele já mostra os horários de acordo com cada cidade, tanto da cidade de partida, quanto de destino”.

E NO HORÁRIO DE VERÃO?

Neste período, os relógios brasileiros são adiantados em 1 hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; e depois, ao final do período, são atrasados em 1 hora, voltando ao horário normal. Nesta época, a regra é a mesma: preste atenção ao bilhete aéreo, que sempre apresenta o horário local, tanto da cidade de partida, quanto de destino.

Os estados do Norte e do Nordeste não participam do novo horário, e por esse motivo, a partida e a chegada da maioria dos voos podem sofrer alterações. Isso acontece porque a aviação nacional segue o horário de Brasília.

Exemplo: o voo 1571 da Gol, entre Salvador e Congonhas, costuma decolar às 14h50, com chegada prevista às 17h25. Com o horário de verão, o mesmo voo 1571 decolará uma hora antes no horário local, às 13h50, chegando a São Paulo às 17h25. O mesmo também pode acontecer com os voos internacionais.

CALMA! NÃO SE DESESPERE! Como as companhias aéreas já sabem o período que ocorre essa mudança de horário, elas já vendem as passagens desta temporada com os horários corrigidos para a hora local da cidade. Então, mais uma vez: SEMPRE CONSULTE SEU CARTÃO DE EMBARQUE e siga a hora indicada, que já está ajustada a cada local. Você não precisa fazer cálculos de fuso horário (ufa!).

É devido a estas diferenças de fuso horário e também ao período de horário de verão, que as vezes existem voos que saem de um local e chegam no destino no “mesmo horário”, como no exemplo abaixo.

E OS VOOS COM SAÍDA NA VIRADA DO HORÁRIO DE VERÃO?

Entramos em contato com várias cias aéreas perguntando sobre isso, e a orientação é para que os passageiros cheguem no aeroporto com 3 horas de antecedência ao voo, pois não existe uma regra específica. Ou seja, chegue mais cedo, faça seu check-in e contate os agentes da cia aérea para dúvidas.

Quanto ao voo das 23:00h, este permanece com saída normal, pois nesse horário ainda não houve alteração no fuso.

CONCLUSÃO

Quando viajar, verifique o fuso horário e, se necessário, ajuste seu relógio (não esqueça do horário do celular!). Para saber a hora do embarque, consulte sempre seu cartão de embarque, que já estará informando a hora local. Na dúvida, entre em contato com a companhia aérea ou com seu agente de viagem.

Ah! Essas confusões de horários são mais uma justificativa para que você sempre procure chegar ao aeroporto com, pelo menos, 1 hora de antecedência para voos nacionais e 2 horas de antecedência para voos internacionais. Meu sábio avô já dizia: “melhor esperar 1 hora do que chegar 1 minuto atrasado”.