Se você compra ou está pensando em comprar uma viagem ONLINE, dá uma olhada nesse post porque ele pode te ajudar! Lembrando que o meu objetivo não é fazer com que você deixe de comprar pela internet, nem transformar você de um comprador autônomo para um adepto das Agências de Viagens. O objetivo é mostrar algumas verdades para que você esteja mais informado na hora de tomar sua decisão 🙂

VERDADE #1 Nem sempre comprar pela internet é mais barato
É muuuito comum o pensamento de que os sites de compra SEMPRE têm os melhores preços. E isso não é verdade! Primeiro: você está comparando coisas diferentes. A compra na Agência inclui um serviço (pessoa lhe atendendo e te dando suporte), algo que não está embutido na compra online. Desta forma, pode ser sim que a Agência esteja com um valor um pouquinho maior, já que a pessoa que lhe prestará um serviço precisa (e deve!) ser remunerada.
Mesmo com isso do serviço, as Agências dispõem de uma série de mecanismos que muitas vezes garantem melhores preços. Existem tarifas aéreas especiais para agentes de viagens, destinos com voos fretados e voos com lugares bloqueados, que não aparecem na internet, poder de negociação (volume de vendas) que garantem melhores preços em algumas redes de hotéis, locadoras de veículos, companhias aéreas, prestadores de serviços, etc.
Acredito que esse mito de que Online é SEMPRE mais barato vem do fato de que você solicita um orçamento para uma Agência apenas uma vez, e aí fica vários dias de olho na internet. Aí, como as tarifas são flutuantes, você tem uma grande chance de encontrar um melhor preço em algum momento; e aí conclui que é mais barato! Além disso, quando é você quem está montando o pacote, você sabe se quer enfrentar ou não o hotel 2 estrelas que está no site de busca. Já a agência raramente oferecerá para você um hotel ruim ou um voo com várias horas de conexão. A única forma de “driblar” isso é manter contato com seu Agente, explicando tudo, do jeitinho que você quer 🙂
Resumindo! Não é sempre mais barato na internet e não é sempre mais barato na Agência de viagem! Para ser justo, compare as opções de maneira detalhada e leve em consideração o serviço do seu Agente.
Clique aqui para acessar nosso Guia “SEIS ERROS que você pode estar cometendo quando COMPARA orçamentos de viagem!”.
VERDADE #2 O suporte pós-compra geralmente é difícil e demorado na compra ONLINE
Se você comprou sozinho, pela internet, e alguma coisa der errado na sua viagem, como, por exemplo, a necessidade de cancelar ou alterar um voo, ou se você precisar de um suporte para esclarecer uma dúvida no trecho, na franquia da bagagem, ou o que quer que seja, se prepare para a dificuldade no atendimento! (isso se você for atendido). É o tal serviço que você adquire na compra com a Agência – a boa e velha PESSOA que irá te auxiliar em qualquer dificuldade.
VERDADE #3 NÃO é só a compra online que permite “comprar sem sair de casa”
Não é só pelos sites de busca que dá pra comprar sem sair de casa não! Assim como nós, aqui da Mala de Garupa, existem várias Agências que optam pelo formato de atendimento remoto – você informa tudo via WhatsApp, e-mail, telefone, Skype (o que preferir); e geralmente você terá horários bem especiais de atendimento, para poder comprar e ter suporte fora do seu horário de expediente. Você só terá que sair de casa para fechar sua viagem se VOCÊ assim desejar.
VERDADE #4 Os grandes sites de busca não permitem reserva
Você terá que realizar a compra se quiser garantir seu lugar ou preço naquele momento. Diferentemente dos sistemas utilizados pelas Agências, que permite reserva temporária para garantir lugares e preços enquanto você avalia com os demais viajantes se fecha ou não a viagem, os sites de busca não permitem – ao menos não sem custo. E aí você pode perder aquela tarifa, ou os lugares, enquanto avalia se compra ou não.
VERDADE #5 Existem muitos descontos e sites falsos na internet
Há algum tempo eu fiz alguns cadastros em sites que enviam promoções de voos, para entender o funcionamento, e até mesmo por curiosidade. E foram poucas as vezes que encontrei as tais mega promoções anunciadas na hora de comprar! “A tarifa expirou; não há essa tarifa para o local da sua partida”… são várias as justificativas para a promoção ter “sumido”. Então, não é porque um site diz que está com 10% de desconto, que ele realmente está com 10% de desconto. Faça outras pesquisas em outros sites de buscas e agências de viagens (preferencialmente no mesmo dia!) para ter certeza de que está tendo realmente um desconto ou se a propaganda não é só o empurrãozinho que você precisava para efetuar a compra. Quando o desconto só existe se você comprar a passagem + hotel, fique ligado! O desconto da passagem pode estar sendo cobrado na hospedagem! E muita atenção para sites falsos! São inúmeros os casos de passagens e pacotes de viagens falsos. Verifique a idoneidade do site, busque indicações. Fique atento!
RESUMINDO! É melhor comprar na internet ou na Agência de Viagens? Não existe uma resposta específica. Depende do seu perfil: se gosta de comprar tudo sozinho, mesmo sabendo que terá que se virar com possíveis problemas, o melhor para você é a compra online. Se você não abre mão de ter uma pessoa te auxiliando nas compras, nos roteiros e nos possíveis problemas, compre em uma Agência. E por que não mesclar os dois? Depende também da complexidade da viagem, dos roteiros… Quando você compara preços, procure verificar se está sendo justo! Veja se é o mesmo voo, mesmo hotel, mesmos serviços! Não é justo comparar coisas diferentes. Procure também comparar os valores no mesmo período. Evite comparar uma busca realizada hoje com uma realizada uma semana depois! Avalie a relação entre custo e benefício, considere o suporte, e fique atento a falsas promoções e falsos sites! 😉
Um grande abraço e boa viagem!
#AprecieSeuDestino
Deixe uma resposta