Gramado e Canela – Onde ficar?


Olá, viajante. Tudo certinho?

Planejando ir a Gramado e Canela, mas não sabe onde ficar? Pois é, eu já passei pelos mesmos “dilemas” que você está enfrentando agora: ficar em Gramado ou em Canela? Será que ficar no centro fará diferença na minha viagem? Mas será que é mais caro? Se eu ficar mais distante do centro, fica muito difícil chegar até ele? Em meio a tantas perguntas, você fica com aquela cara tipo:

Calma! Vem comigo nesse post e se liga nas sugestões 🙂

Gramado e Canela são duas pequenas cidades que ficam muito próximas. Para ir de uma para a outra basta percorrer 7 km pela Av. das Hortênsias. Independente de onde ficar, é obrigatório conhecer as duas cidades. Cada uma tem seu charme particular e ambas possuem pontos turísticos famosos e incríveis.

Gramado Canela

Canela é uma cidade um pouco mais bucólica, com mais cara de interior, e extremamente charmosa. Geralmente, tem opções de hospedagens mais baratas. O centro da cidade é relativamente calmo à noite, pois a quantidade de restaurantes e lojas é um pouco mais restrita. Gramado é mais glamourosa, com uma arquitetura que “te leva” para a Europa. A quantidade de hotéis e pousadas é maior e o centro da cidade é mais badalado, tendo inúmeras opções de restaurantes e lojas.

Nas duas cidades há opções para todos os gostos: hospedagens mais retiradas, com maior sossego e contato com a natureza; opções que conciliam natureza e proximidade com o centro; e opções bem centrais. Os preços variam de acordo com o luxo e os serviços oferecidos pela hospedagem. É claro que se compararmos hotéis com mesmo padrão de conforto, geralmente os mais centrais ficam mais caros.

Além de considerar sua preferência e o quanto quer (ou pode) gastar, considere também sua locomoção pelas cidades. Se o seu objetivo é ter o maior contato possível com os restaurantes e comércio, e quer sair a pé, até mesmo à noite, e andar livremente escolhendo impulsivamente onde comer ou comprar, não pense duas vezes: fique no centro. Se você está de carro e não se importa em rodar um pouquinho para encontrar um estacionamento (sobretudo em períodos de alta temporada), ou se está a pé e não se importa em pegar taxi/uber, dá pra ficar mais afastado do centro, até porque as cidades são pequenas, sendo possível atravessá-las facilmente de carro.

Meu marido e eu já fomos três vezes para a região das Serras Gaúchas. Somos fãs assumidos das duas cidades, mas confesso que temos um carinho especial por Gramado. Já ficamos em diferentes tipos de hospedagem por lá, mas sempre com o objetivo de ter o maior contato possível com a região central à noite. Neste caso, nas vezes em que ficamos mais afastados do centro nos arrependemos um pouco, pelo fato de ficarmos muito dependentes do carro para qualquer saidinha. Para nossa próxima visita planejamos dividir os dias entre três propostas diferentes: centro de Gramado; Canela (já que nunca ficamos hospedados por lá) e alguma opção mais afastada, para curtir as deslumbrantes paisagens e muito sossego.

São inúmeras as opções de hotéis e pousadas, para todos os gostos e bolsos. As redes Laghetto e Prodigy são muito bem conceituadas na região, tendo várias opções espalhadas pelas cidades, em diferentes localizações.

Hotel Laghetto Toscana

Além dos hotéis das duas redes citadas acima, na região central os hotéis Casa da Montanha, Petit Casa da Montanha, Wish Serrano Resort, Recanto da Serra e Serra Azul, são referência. Para quem gosta de menos glamour e mais charme e aconchego, a Pousada do Verde é uma excelente opção. Se quiser hospedagens um pouco mais afastadas do centro, os hotéis Ritta Hoppner, Sky, Master Premium Gramado, Alpestre e a Estalagem St. Hubertus são muitíssimo bem recomendados. Para quem quer uma opção charmosa e mais em conta, o Hotel Provence e a pousada Recanto da Ladeira são ótimas pedidas.

Pousada do Verde

Agora, se o dinheiro não é problema para você viver momentos românticos e personalizados e curtir vistas incríveis, o hotel Saint Andrews Gramado deve ser a sua opção. Ele é considerado um dos mais luxuosos do Brasil, com arquitetura inspirada nos castelos europeus (porém, não aceita menores de 14 anos). Maaas, prepara o bolso aí, gente! E não esquece de reservar com MUITA antecedência.

Hotel Saint Andrews - Um dos mais luxuosos do Brasil

Hotel Saint Andrews – Um dos mais luxuosos do Brasil

Em Canela, as pousadas predominam. Na região mais central, a Cravo e Canela, a Doce Canela e a Perfume de Canela são puro charme e aconchego, em estilo europeu. Os hotéis Continental Canela e Klein Ville Canela também são ótimas opções. Para um maior contato com a natureza, tem a Pousada Floresta Negra, tipicamente familiar, situada em meio à mata nativa. Tem também a pousada Pinhão e Poesia, que possibilita proximidade com o centro e contato com a natureza.

Pousada doce Canela

Quero deixar claro aqui que eu citei algumas das opções mais conhecidas e também levei em consideração meu gosto pessoal. Mas não é só isso, não! Tem muitas opções, mas muitas mesmo! Meu intuito aqui foi tentar facilitar um pouquinho sua decisão. Espero ter ajudado!

Independente de onde pretende ficar, não deixe de ir!!!