Gramado e Canela – Quando ir?

Gramado e Canela – Quando ir?


Olá, pessoal!!

Antes de mais nada, preciso dizer que sou apaixonada por Gramado e Canela. Não é à toa que essas cidades estão entre os principais destinos da nossa agência de viagens e que são assunto do meu primeiro post, aqui no blog (Uhuull!). O maridão e eu já fomos pra lá três vezes, e já estamos programando uma passada por lá na próxima páscoa.

Mas, vamos lá! Quando ir?

Vou começar com aquele clichê do turismo, que você já deve estar cansado de ouvir: a cidade é linda o ano todo! Pois é, não tem como fugir desse clichê para Gramado e Canela. Já fomos no verão e no inverno e, de fato, ambas estações têm suas vantagens, belezas e peculiaridades. Sem falar que há eventos e programações culturais durante o ano todo. Portanto, sua decisão deve ser baseada naquilo que você mais gosta.

No inverno, especialmente em julho, devido às férias escolares, ao evento Estação Gramado, ao frio e à expectativa dos visitantes em ver neve, a cidade fica bastante cheia (e mais cara, obviamente). Essa é a época dos vinhos, dos pelegos de lã sobre as cadeiras, das lareiras acessas, das pessoas elegantes pelas ruas e da paisagem ocre por toda a cidade. A média da temperatura fica entre 5ºC e 10ºC. Mas, e a neve? Bom, esse é um fenômeno que não ocorre com muita frequência, e não há como prevê-la com muita antecedência. Então, infelizmente, sugiro não se empolgar tanto com isso! O outono é bastante semelhante, mas o movimento é menor e o frio não é tão rigoroso (inclusive pode fazer calor à tarde).

Em agosto acontece o Festival de Cinema de Gramado – o evento cinematográfico mais tradicional e importante da América Latina. Essa é a época ideal pra quem, além de curtir a cidade, quer investir na chance de topar com um ou outro famoso por lá. Também é a época ideal para os apreciadores do cinema, claro!

Na primavera e verão a paisagem fica mais verde e florida (não deixe de visitar os parques). Do final de novembro até janeiro, Gramado e Canela ficam tomadas pelas famosas hortênsias. São muitas, embelezando diversos lugares da cidade, especialmente parques, avenidas e rodovias. A temperatura média no verão é de 25ºC, mas ocorrem picos que podem chegar a 30ºC, ou mais. Porém, não é raro ter que apelar para um casaquinho à noite (eu tive que usar, quando estivemos lá em dezembro). Ah! A região de Gramado vem ganhando destaque no ramo de cerveja artesanal. Esta é a época propícia para apreciar a boa e velha bebida tão amada pelos brasileiros.

De outubro a meados de janeiro celebra-se o Natal Luz – o maior espetáculo natalino da América Latina. A cidade fica incrivelmente linda, unindo as belezas dos enfeites temáticos e das hortênsias. Inúmeros shows e eventos espalhados pela cidade criam sensações, emocionam o público e resgatam a simbologia do Natal.

Ah! O tradicional fondue serrano pode ser apreciado em qualquer época. Mas é claro que o friozinho, aliado a um bom vinho, resultam em uma combinação perfeita para apreciá-lo (confesso que agora “puxei o peixe para o meu assado”, já que sou louca pelo friozinho, hehe).

Certo, se você gosta de tudo isso e não consegue escolher, talvez o preço seja um fator decisivo. De maneira geral, o mês de julho e o período do Natal Luz (especialmente a semana de natal e ano novo) são as épocas mais caras. Os feriados também são sinônimos de maiores preços – inclusive a Páscoa, época em que fica especialmente delicioso comer o tradicional chocolate artesanal da região (e, mais uma vez, as cidades ganham eventos e decoração típicos).

Sempre faça seu planejamento e reservas com certa antecedência, assim você garante sua vaga no hotel desejado e aumenta as chances de conseguir melhores preços.

Se precisar de mais alguma informação ou quiser dar uma sugestão, deixa seu comentário aqui embaixo! Será um prazer ajudar! 

Um abraço!


Deixe uma resposta